.taekwondo e o DO (caminho).


1°combate em 2009 (e o sabor da vitória)

.outro dia voltei a rever as medalhas do taekwondo. já não me lembrava delas. nem do que verdadeiramente significaram para mim. mais do que ganhar. mais do que o reconhecimento. e os aplausos. os sorrisos. e o êxtase. mais do que tudo isso. mais que o metal que as compõe. sim a perseverança. sim o reconhecimento de mim mesma. em mim. sim o ultrapassar os meus próprios obstáculos. criados por mim. sim o saber que no início quando não domino a matéria me sinto frustrada irritada e que isso me faz tentar e tentar após o erro tentar. mesmo sem erro. avançar. mesmo com insatisfação. e arriscar. insistir. e insistir. mesmo quando a "matéria" já está assim-assim não baixar os bracos. nunca baixar a guarda - dizia-me o meu instrutor - nunca baixar a guarda. e sorria. ele. e eu. ambos sabíamos que ambos sabíamos. nunca baixar a guarda. na vida. e no dodjo. mas na vida. 

.o taekwondo ensinou-me mais sobre mim do que propriamente sobre si mesmo. o taekwondo é mais. muito mais. do que os torneios. os chutes. os pomnses. mais que. é. um modo de vida. uma escala de valores. que existem previamente mas que vão-se apurando mais e mais. cortesia. lealdade. respeito aos inferiores e superiores. perseverança. honra. integridade. auto-controlo. é isto que nos ensina. que nos relembra. dentro e fora do dodjo. e sempre de cabeça erguida após perder alguma batalha. interna ou não. nada se perde. nada. tudo é aprendizagem. todos os ensinamentos e experiências acrescentam-nos um pouco mais. perseverar. sempre. respeitar. sempre. superarmos-nos  e desafiarmos-nos a sermos melhores hoje do que ontem. sempre. aceitar as fragilidades. reconhecê-las. insistir. lutar. sonhar. projectar. mesmo no limite das nossas forças. firmeza. confiança. elevar a guarda. olhar em frente. seguir. e fazer o melhor. sempre fazer o melhor. que somos capazes. ajudar cooperar quando outros não conseguem seguir. ou quando achem que não conseguem. não dar a mao. não carregar as costas. ficar. incentivar. levantar e acompanhar. acompanhar lado a lado. não a frente. não atrás. ao lado. mais que seguidores o mundo precisa de lideres sensatos humildes respeitadores fortes firmes. que caminhem lado a lado. 

.e o taekwondo foi pai. e com ele aprendi a reconhecer a minha resistência ao novo e ao desconhecido por não dominar. e enquanto não dominar, não tiver o conhecimento, a frustração que me faz perserverar e evoluir. ultrapassar os obstáculos que me imponho. e ter coragem. seguir. sem medo. ou com ele. seguir de cabeça erguida e guarda alta. e lembrou-me que sou capaz. de mais. muito mais. e por momentos. acreditei.