.sent.idos.

.o cheiro do pão sem sal. da cerelac. das flores de tília. do aqua de gio homem. cheiros que transportam. a diferentes realidades. transportam consigo memórias ternas. sempre (ou quase) relacionadas a alguém/ns. sempre. e o automatismo de milésimos de segundos é obra científica sem ciência que explique. mas explica. mas não me interessam as teorias as certezas absolutas do como ou porquês. há experiências que não se explicam. porque se se explicam não se sentem. ou sentimos ou racionalizamos. se racionalizo deixo de sentir. milésimos de segundos que escapam. como areia por entre os dedos ou construções de castelos de areia destruidos por uma onda incauta. reconstruir. resgatar é possivel. mas nunca igual ao que se teve. não penso. mas penso. estou a fazê-lo agora. mas não o fiz. não faço quando a magia do sentir bate à porta. de mansinho. e leva-me a tempos. idos. tatuados na pele. na pele por dentro. não se vê. tatuagens de sentimentos em odores que elevam. memórias. e por momentos esqueço-me. esqueço. e por momentos sorrio. aqueles sorrisos que não se vêem. e deixo de ser eu. a que caminha para os trintas e tais. mais iva. e sou a miúda dos vinte e tantos. quando ele parou no meio da estrada saiu do carro correu até à margem apanhou um ramo de uma das muitas árvores em flor que enalteciam a rua da Gulbenkian (a minha. não a de Lisboa) entra no carro dá-me o ramo beija-me pede-me para cheirar brilho nos olhos é tília. todas estas árvores aqui são tília. não é maravilhoso. este é para ti. tília para ti. eu para ti. sempre. e lembro-me sempre. por onde passe seja norte ou sul ou algures por aí por aqui. nessa mesma rua. noutra qualquer. sei sempre. viajo sempre. quando o odor da tília inunda espaços. o meu. o teu. o de alguém. espaços preenchidos milésimos de segundos. ou sentes ou racionalizas. mas sentes. sempre. inevitavelmente. conexões de velocidades mil. como a velocidade da luz. e quem fala da tília. e de ti. dele. de mim. fala também deles. dos outros. d'aqueloutros. os cheiros. que nos transportam. que transportam consigo partes de nós.