.a vida.é (tão) volátil.


.isso. a vida é tão mas tão volátil. penso. o que é perdão. pedirem que perdoemos quem abandonou. quem negligenciou. porque. apenas porque. como diz o povo. é pai. ou mãe. ou irmão ou tio ou primo ou outro elo de ligação que tal. perdoar. o que é perdoar. perdão implica querermos voltar. estar com. voltar a privar com. não. não implica. perdoar é sentires a paz de aquela pessoa existir em ti. de ter existido na tua vida. dela fazer parte. sem revolta. sem dor. sem ressentimento. ponto. apenas isso. a vida é tão volátil. e também o é o gaz. butano e outros. e o perdão é gaz. volátil. como a vida. e como nós. que estamos somos agora. hoje e não amanhã. e perdoo. perdoei. mas tenho dúvidas. ouvi. quem é pai é sempre pai. e pergunto. quem é pai é quem cria ou quem dá a vida?. o que é ser pai. e mãe. damos a vida e não estamos. não somos. deram-me um papel dizem. és rainha. e foste sem sê-lo. mas ensaiaste nas primeiras sessões. estiveste lá. nos bastidores. e és. foste e sempre serás rainha. não. não és. foste o que alguém definiu que fosses. não desempenhaste o papel. e se não desempenhaste o papel. não és. e ponto final. definido. fácil assim. ou talvez não. pois. não. para a maioria não. e é isso. para mim não. sim é ser. não ter. recebo e tenho. não sou. talvez tenha sido. ou não. tentei. decorar as linhas do guião. e dei o meu melhor. mas a plateia. o público. o mis en cene não foi cene. apenas ensaio. mas tentei. sabes que tentei. dar o melhor. mas sei. também sei (e por isso não me perdoas) que não fui o melhor. não fui capaz. mas agora que a vida me falha quero saber-te aí. afinal sou. o papel que me atribuíram e que não soube desempenhar. mas tentei. tu sabes. não consegui. também sabes. e a vida é tao volátil. não estive. mas agora quero estar. sei que sabes. também sei que não queres. que me guardas dor. e ressentimento. mas perdoas as falhas. de ontem. sabes que não era capaz. tentei. não fui capaz. queria remediar tudo como quem passa betadine na ferida. aquelas que fazias em pequena quando tropecavas em tudo quanto era pedra. e por fugires dos cães. tinhas medo. deles. e dos outros. e de mim. porque não te protegi. nem te passei a mão pela cabeça. nem fui capaz de te afagar os lençóis e afugentar os monstros do armário. e os debaixo da cama. e de te dar um beijinho de boa noite. de te abraçar e dizer que estava tudo bem quando tinhas medo do escuro. e de mim. mas tentei. ser melhor. falhei. sei que sabes. e por isso perdoas. mas dói-te na alma. não ter sido capaz. de desempenhar o papel que me deram e que o público não chegou a aplaudir. sei que sabes. mas a vida é tão volátil. e frágil. e resta-me pouco tempo. mas sei que sabes. e também sei que não te posso exigir que estejas. e que alguns estão. e dizem outros que isso é grandeza de alma. e tu és. grande na tua pequenez. e não te interessam os outros. o que pensam. nem eu. mas gostava que estivesses. mas não peço. não estive. sei que sabes. de tudo. e a vida é tão volátil. e agora sou o que quis ser e temi não saber. por não ter desempenhado o papel. sabes. aquele que me deram e que o público não chegou a aplaudir. nem tu. e somos voláteis. os dois. e todos nós. e a vida. e a dor. e a mágoa. e tudo. mas tudo. sei eu agora. que antes nunca soube. que o que importava era o estar. e o ser. não os aplausos. nem os sorrisos de desconhecidos. nem. isso. tu sabes. a vida é tão volátil. e eu. nós. voláteis. somos.